Kerry voltará a Jerusalém após visitas a Arábia Saudita e Jordânia

  • Por Agencia EFE
  • 05/01/2014 06h59

Jerusalém, 5 jan (EFE).- O secretário de Estado americano, John Kerry, voltará esta noite a Jerusalém, após suas visitas previstas de hoje a Arábia Saudita e Jordânia, e avalia adiar seu retorno aos Estados Unidos a fim de seguir seus conversas de paz com israelenses e palestinos

Kerry se sente animado com os progressos dos últimos dias e quer aproveitar o impulso para continuar os contatos com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, disseram fontes diplomáticas americanas e israelenses ao jornal “Haaretz”.

Após três dias de viagens e vindas entre Jerusalém e Ramala nos quais se reuniu três vezes com Netanyahu e dois com Abbas, Kerry falou ontem de alguns progressos no caminho rumo à consecução de um acordo marco que permita continuar com as negociações de paz além do mês de abril, quando terminará o prazo de nove meses dado entre as partes.

“Estou convencido de que as conversas dos dois últimos dias concretizaram e inclusive resolveram certos aspectos e apresentaram uma nova oportunidade para resolver outros”, disse em entrevista coletiva.

Esta manhã o secretário de Estado deixou a região com destino a Riad e Amã para atualizar seus líderes da situação nas conversas e obter seu apoio aos esforços dos EUA na região.

Washington considera importante que os países árabes vizinhos respaldem o processo entre israelenses e palestinos, por isso que o enviado especial para o Oriente Médio de Kerry, Martin Indyk, viajará hoje ao Cairo com o mesmo fim. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.