Kiev ameaça usar artilharia se continuarem os ataques de rebeldes pró-Rússia

  • Por Agencia EFE
  • 11/08/2015 06h38
  • BlueSky

Kiev, 11 ago (EFE).- O Estado-Maior Geral (EMG) das Forças Armadas da Ucrânia advertiu nesta terça-feira que empregará artilharia contra as milícias pró-russas se estas continuarem seus ataques contra as posições das forças governamentais nas regiões do leste do país.

“Informamos à Comissão Supervisora da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) que os guerrilheiros continuam violando os acordos de Minsk e que, portanto, nos reservamos o direito de usar artilharia em caso de ataques a nossas posições”, disse o porta-voz do EMG, Vladislav Selezniov, ao site do jornal “Ukrainska Pravda”.

Selezniov acrescentou que ontem à tarde os separatistas retomaram os ataques junto às cidades de Starognatovka e Chermalik, cerca de 50 e 70 quilômetros, respectivamente, ao sul de Donetsk, o principal reduto dos separatistas.

“Os guerrilheiros empregaram morteiros de 122 milímetros e canhões autopropulsados de 152 milímetros”, detalhou Selezniov.

Segundo o comando militar ucraniano, no domingo passado as milícias separatistas tentaram romper as linhas defensivas das forças governamentais junto a Starognatovka, mas foram rechaçadas e, inclusive, obrigadas a retroceder até três quilômetros.

O porta-voz do EMG ressaltou que a situação nesse setor está sob controle das tropas que participam da operação antiterrorista, como Kiev denomina a campanha contra as guerrilhas pró-russas, que, segundo a autoridades ucranianas, são apoiadas por Moscou com armamento e soldados regulares.

Segundo os últimos dados da ONU, cerca de 7.000 pessoas, entre combatentes e civis, morreram no leste da Ucrânia em 12 meses de conflito entre os sublevados e o exército ucraniano. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.