Kiev corta água quente para economizar gás para o inverno

  • Por Agencia EFE
  • 04/08/2014 14h03
  • BlueSky

Kiev, 4 ago (EFE).- A prefeitura de Kiev cortou até o fim de setembro o abastecimento centralizado de água quente para todos os cidadãos da capital da Ucrânia, para economizar gás para o inverno, explicou segunda-feira o prefeito Vitali Klitschko.

“Agora, na época mais quente do ano, confiamos na compreensão dos cidadãos pela falta de água quente. Só quando chegar o frio, no começo do outono (no hemisfério norte), retomaremos o fornecimento de água quente”, disse Klitschko em entrevista coletiva.

Tanto a companhia que leva calefação e água quente às casas de Kiev, como outras empresas semelhantes em toda a Ucrânia tomaram medidas para economizar gás natural, principal combustível usado no país, depois de a Rússia cortar o fornecimento por falta de pagamento.

Além da economia, o governo ucraniano negocia com companhias eslovacas, polonesas e húngaras para que elas forneçam gás russo à Ucrânia mediante o chamado sistema de fluxo inverso.

A Rússia cortou o fluxo de gás para a Ucrânia diante da repetida recusa de Kiev de pagar a dívida acumulada pelo fornecimento do combustível, que supera os US$ 4,5 bilhões.

O corte foi realizado após o fracasso em junho das negociações russo-ucranianas, com mediação europeia, para buscar uma solução para a disputa entre Moscou e Kiev sobre o preço do gás russo. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.