Kiev denuncia mais de 100 violações de cessar-fogo por rebeldes pró-Rússia

  • Por Agencia EFE
  • 28/08/2015 07h21

Kiev, 28 ago (EFE).- O comando militar ucraniano denunciou nesta sexta-feira que nas últimas 24 horas as milícias separatistas pró-Rússia violaram em 109 ocasiões o cessar-fogo no leste da Ucrânia, onde segundo a ONU morreram cerca de 7.000 pessoas, entre combatentes e civis, em 16 meses de conflito.

“A situação mais grave foi registrada região da cidade de Mariupol (sul da região de Donetsk), onde a artilharia dos rebeldes atacou nossas posições em Novogrigorevka e Starognatovka”, afirma um boletim do quartel-general das forças governamentais posicionadas na área do conflito.

Segundo o comando ucraniano, que não informou de baixas, os separatistas empregaram também morteiros e plataformas de lançamento de mísseis.

A intensificação das ações militares acontece depois que as partes em conflito declararam sua disposição de estabelecer para o próximo dia 1º de setembro um “cessar-fogo real” em toda a linha de separação de forças.

Esta iniciativa foi proposta na reunião do Grupo de Contato para a Ucrânia – formado pela Ucrânia, a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) e a Rússia, com a participação de representantes dos rebeldes – que aconteceu na quarta-feira passada em Minsk. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.