Kiev e rebeles pró-Rússia combatem por controle de cidade próxima a Mariupol

  • Por Agencia EFE
  • 22/02/2015 13h30

Donetsk (Ucrânia), 22 fev (EFE).- As forças ucranianas e os separatistas pró-Rússia combatem há vários dias pela cidade de Shirokino, a 23 quilômetros da cidade de Mariupol, reconheceram neste os rebeldes domingo, depois que Kiev denunciou um ataque com tanques e artilharia contra suas posições na área.

“Há combates”, disse à agência russa “RIA Novosti” um porta-voz da autoproclamada República Popular de Donetsk, que explicou que metade da cidade, habitada por 1.400 pessoas, está controlada pelas milícias e a outra, pelo batalhão de voluntários Azov, que combate junto às forças de Kiev.

Um oficial ucraniano denunciou à imprensa local que as milícias rebeldes atacaram nesta manhã com um tanque, lança-granadas e armas curtas as posições de Kiev em Shirokino.

Ao mesmo tempo, o batalhão Azov informou hoje em seu perfil no Facebook de sete ataques rebeldes durante a jornada de ontem contra a cidade, nos quais “um militar morreu e outros cinco ficaram feridos”.

Por sua vez, um médico do hospital central de Novoazovsk, cidade controlada pelos separatistas cerca de 40 quilômetros ao leste da disputada cidade, assegurou que “hoje trouxeram um (miliciano) morto e dois feridos” de Shirokino.

Os combates a poucos quilômetros de Mariupol, capital alternativa da região de Donetsk que mantém lealdade às autoridades de Kiev, contrastam com as informações oferecidas hoje pelo comando militar dos separatistas, que tinha dado por terminadas as hostilidades em toda a linha de separação entre os dois lados.

O número dois do chamado Ministério da Defesa da autoproclamada República Popular de Donetsk, Eduard Basurin, ressaltou que “as ações de combate concluíram em todo o front”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.