Kiev homenageia mortos após um ano dos protestos do Euromaidan

  • Por Agencia EFE
  • 20/02/2015 11h32

Kiev, 20 fev (EFE).- Kiev homenageia nesta sexta-feira os mortos da onda de protestos conhecida como Euromaidan, que exigia a aproximação da Ucrânia à Europa e há um ano resultou na queda do presidente pró-Rússia Viktor Yanukovich.

As autoridades ucranianas declararam 20 de fevereiro como “Dia dos Heróis da Centena Celestial”, como são conhecidos na Ucrânia os mortos nos confrontos que começaram após três meses de intensas manifestações.

Em 2014, esse foi o dia mais sangrento das revoltas e o que registrou o maior número de vítimas, tanto em confrontos entre manifestantes e forças da ordem como por tiros de franco-atiradores, que semearam o terror pelo centro de Kiev em um confuso incidente ainda não esclarecido.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, discursará nesta tarde em ato na emblemática Praça da Independência, conhecida como o Maidan, epicentro dos protestos que terminaram na noite do dia 21 com a fuga de Yanukovich e sua destituição no dia seguinte pela Rada Suprema (Parlamento).

Desde a noite de quinta-feira, muitas pessoas já começavam a se concentrar na praça, onde a orquestra sinfônica interpretou o “Requiem” de Mozart, com crianças e adultos deixando flores e fotos em altares em lembrança das vítimas.

Dezenas de pessoas, muitas com bandeiras ucranianas ou com a rubro-negra dos nacionalistas, assistiram a uma missa em homenagem aos mortos.

“Não podíamos deixar de vir. Foi aqui que mataram nossos filhos. É muito difícil recordar. Vê esse com a bandeira ucraniana? Durante o Maidan ele esteve na praça todos os dias, da manhã até a noite”, afirma Irina, que esteve nas manifestações há um ano, apontando para um homem.

Tatiana, uma idosa que usava um gorro e a típica jaqueta acolchoada das avós ucranianas, mostrava em um dos painéis da exposição a imagem do filho. Ela contou que ele foi a Donbass para lutar contra os pró-russos e se tornou prisioneiro. Enquanto falava, a idosa tirava de uma bolsa vários objetos que pertenciam ao filho, como um cinto e uma máscara antigás.

As homenagens pelo primeiro aniversário da mudança de poder em Kiev continuarão até domingo em várias cidades do país. EFE

vh/vnm/ma

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.