Kiev implanta controle de passaporte nas zonas do conflito no leste
Kiev, 6 nov (EFE).- A Ucrânia implantou o controle de passaportes para estrangeiros e de documento de identidade para os ucranianos nas zonas da chamada operação antiterrorista contra os separatistas pró-Rússia no leste do país, informaram nesta quinta-feira os serviços de fronteira ucranianos.
A partir de agora, ucranianos e estrangeiros que cruzarem as fronteiras entre o território controlado por Kiev e as regiões sob o controle dos insurgentes terão que apresentar nos postos de controle passaporte ou um documento de identidade, respectivamente. Além disso, os estrangeiros serão transferidos a pontos de inspeção especiais onde deverão explicar o motivo de sua presença na região.
Deste modo, Kiev pretende identificar às pessoas que entraram ilegalmente às regiões ocupadas pelos separatistas, e que terão proibida a entrada nos territórios controlados pelas autoridades ucranianas. A medida segue o anúncio feito ontem por Kiev sobre a moratória social e pensões aos habitantes das zonas controladas pelas milícias pró-russas, decisão que, segundo o governo, favorece a que esses recursos não cheguem aos seus destinatários e facilite as finanças dos “bandidos russos”.
Além disso, o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, ameaçou na última terça-feira revogar a lei sobre o status especial do leste pró-Rússia da Ucrânia, com autonomia mais ampla, após as polêmicas eleições do domingo passado nas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk e que Kiev não reconhece. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.