Kim Jong-un diz estar aberto a se reunir com presidente da Coreia do Sul

  • Por Agencia EFE
  • 01/01/2015 00h48
  • BlueSky

Seul, 1 jan (EFE).- O líder norte-coreano, Kim Jong-un, disse nesta quinta-feira em seu discurso de Ano Novo emitido pela televisão estatal “KCTV” que “não há razão para não manter conversas” com a presidente da vizinha Coreia do Sul, Park Geun-hye, sempre que o clima diplomático seja propício.

“Dependendo dos ânimos e das circunstâncias que se criem, não há razão para não manter conversas do mais alto nível”, explicou o líder do regime comunista.

Kim ressaltou a necessidade de um “grande mudança” nas relações Norte-Sul, e disse que Pyongyang fará “todos os esforços possíveis” para melhorar o diálogo e a cooperação com Seul.

O líder norte-coreano também disse que estes encontros de alto nível, assim como negociações de outro tipo, poderão ser retomadas sempre que a Coreia do Sul queira melhorar os laços bilaterais através do diálogo.

Esta mesma semana, um comitê para a reunificação do Sul propôs um encontro entre ministros das duas Coreias em Janeiro para aproximar posturas.

A Coreia do Sul espera progressos significativos em sua relação com o Norte no recém iniciado 2015, ano no qual se completa o 70º aniversário do fim do domínio colonial (1910-1945) do Japão sobre a península coreana.

As duas Coreias continuam tecnicamente em guerra já que o conflito que as colocou em confronto entre 1950 e 1953 se encerrou com um cessar-fogo em vez de um tratado de paz. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.