Kim Jong-un volta a aparecer apoiado em bengala na imprensa da norte-coreana

  • Por Agencia EFE
  • 17/10/2014 00h53

Seul, 17 out (EFE).- O “líder supremo” da Coreia do Norte, Kim Jong-un, voltou a aparecer apoiado em uma bengala na imprensa do país nesta sexta-feira, o que confirma seu retorno à rotina mesmo sem afastar as dúvidas sobre sua saúde.

Acompanhado por outras autoridades do regime, Kim inspecionou um novo complexo de apartamentos para professores da Universidade de Tecnologia Kim Chaek em Pyongyang, informou a agência estatal norte-coreana de notícias “KCNA”, sem especificar a data da visita.

As fotografias mostram Kim sorridente enquanto supervisionava os dois novos edifícios de apartamentos, com 46 andares cada, no centro da capital da Coreia do Norte.

O líder aparece sempre apoiado em uma bengala, da mesma forma que nas imagens publicadas pela imprensa sul-coreana na última terça-feira, e que deram fim a um misterioso período de 40 dias longe da vida pública.

Kim afirmou, segundo a “KCNA”, que os novos prédios refletem “a ideia do Partido dos Trabalhadores de dar importância à educação e ao progressivo desenvolvimento da arquitetura no país comunista”.

O problema de saúde que aflige o líder norte-coreano e que o impede de andar com normalidade, no entanto, continua sendo uma incógnita.

Os 40 dias de ausência motivaram uma série de especulações, especialmente na imprensa sul-coreana. Foram cogitadas a possibilidade de golpe de Estado, que o jovem dirigente sofresse de gota, diabetes, tivesse os tornozelos fraturados ou até mesmo morte cerebral.

Após sua reaparição, a maior parte dos analistas da Coreia do Sul está cautelosa e quer esperar imagens em movimento do “líder supremo” para oferecer possíveis diagnósticos.

Antes do recente sumiço, o maior período de afastamento do marechal norte-coreano foi de 23 dias, ocorrido entre junho e julho de 2012. EFE

aaf/lvl

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.