Kremlin confirma que Putin participará da cúpula de Minsk sobre Ucrânia
Moscou, 11 fev (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, participará nesta quarta-feira da cúpula de quadro lados de Minsk, que buscará uma solução diplomática para a guerra na Ucrânia, informou o Kremlin.
“O presidente Putin realizará hoje uma visita a Minsk, onde tomará parte nas negociações”, disse um comunicado do Kremlin em referência à cúpula dos governantes da Rússia, Ucrânia, Alemanha e França.
A realização da cúpula foi acertada no domingo passado em contatos telefônicos mantidos pelos quatro líderes que participarão do encontro: além de Putin, os presidentes ucraniano, Petro Poroshenko, francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel.
Kiev e Ocidente acusam a Rússia de apoiar os separatistas pró-Rússia sublevados em Donetsk e Lugansk com armamento e inclusive com tropas regulares, algo que Moscou nega.
Ontem à noite, o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, anunciou sua intenção de comparecer a Minsk, apesar da nova jornada de violência vivida ontem na região rebelde de Donetsk, onde um bombardeio com mísseis, atribuído por Kiev aos separatistas, causou a morte de quinze pessoas e deixou quase 70 feridos na cidade de Kramatorsk.
O presidente da França, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, concordaram nesta manhã a viajar para a capital bielorrussa para tentar buscar uma solução para crise ucraniana após uma conversa telefônica, segundo informou o Palácio do Eliseu.
Os funcionários do Grupo de Contato (Kiev, separatistas e os mediadores russos e da OSCE) realizaram ontem uma primeira reunião para preparar o terreno para os líderes, e devem voltar a se encontrar nesta manhã para continuar as negociações. EFE
vh/dk
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.