Kremlin confirma visita de Kim Jong-un a Moscou em maio

  • Por Agencia EFE
  • 28/01/2015 11h31

None

Moscou, 28 jan (EFE).- O Kremlin confirmou nesta quarta-feira que o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, visitará Moscou em maio em sua primeira visita ao exterior desde que assumiu o poder, há três anos, após a morte do pai, Kim Jong-il.

“A participação do líder norte-coreano está confirmada. Estamos nos preparando para a sua chegada”, disse Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin.

Kim Jong-un aceitou o convite para comparecer no dia 9 de maio aos festejos do aniversário de 70 anos da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial (1945), que incluirão um parada militar na Praça Vermelha.

Em meados de novembro de 2014, o secretário do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, Choe Ryong-hae, visitou a Rússia para impulsionar as relações bilaterais, que diminuíram consideravelmente após a queda da URSS.

Número 3 do regime norte-coreano, Choe permaneceu durante oito dias na Rússia e, segundo a imprensa local, entregou pessoalmente uma carta de Kim ao presidente russo, Vladimir Putin.

A Rússia trabalha com vários projetos na península coreana, tais como um gasoduto intercoreano e a junção da ferrovia coreana à Transiberiana.

O pai do “líder supremo”, Kim Jong-il, nunca anunciava suas visitas com antecedência por motivos de segurança. Foi assim que ocorreu a última que realizou à Rússia, em um trem blindado, em 2011, meses antes de morrer.

O avô do atual líder norte-coreano, Kim Il-sung, contou com o apoio da KGB para fundar a República Democrática Popular da Coreia do Norte em 1948. EFE

io/vnm

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.