Laboratório de cocaína é desmantelado na Espanha; 12 pessoas foram detidas

  • Por Agencia EFE
  • 05/12/2014 11h11

Madri, 5 dez (EFE).- Uma operação realizada na Espanha contra o narcotráfico, na qual foi desmantelado um laboratório de cocaína no sul do país, acabou com 12 pessoas detidas, segundo informou nesta sexta-feira a Polícia Nacional.

Cinco colombianos, cinco espanhóis, um nigeriano e um peruano foram detidos nas províncias de Madri, Almería, Toledo e Cádiz.

O grupo introduzia cocaína na Espanha misturada com farinha de palmiste, uma substância vegetal.

As autoridades iniciaram as investigações há um ano após receber informação das polícias dos EUA e da Colômbia.

A polícia e a Guarda Civil espanholas detectaram a chegada à Espanha de uma pessoa procedente da Colômbia encarregada do processamento da substância entorpecente, separando em um laboratório clandestino a cocaína do produto com o qual vinha misturada.

O laboratório extraía o alcaloide da folha de coca para depois processar a pasta base, um procedimento habitual que é feito pelas organizações de narcotraficantes na Colômbia e que na Espanha era feita no laboratório situado em Níjar (Almería).

Os agentes fizeram batidas em dez locais, assim como em quatro contêineres de transporte marítimo de mercadorias que tinham chegado ao porto de Cádiz carregados com sacos de farinha de palmiste.

Além dos 12 detidos, os agentes apreenderam até o momento 229 quilos de cocaína, produtos e material de laboratório para a extração e elaboração do entorpecente. EFE

nac/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.