Laico Essebsi e ex-presidente Marzouki disputarão segundo turno na Tunísia
Tunísia, 25 nov (EFE).- O laico Beji Caid Essebsi e o ex-presidente Mocef Marzouki se enfrentarão no segundo turno das eleições na Tunísia, segundo resultados definitivos divulgados nesta terça-feira pela Instância Superior Independente para as Eleições (IESE).
O IESE divulgou os resultados oficiais definitivos, que outorgam a Essebsi 39,44% dos votos, seguido por Moncef Marzouki, com 33,43%. O resultado foi surpreendente, pois esperava-se que Essebse ganhasse com mais folga.
O terceiro candidato mais votado foi o histórico líder comunista Hama Hamami, com 7,82%, seguido de Hechmi Hamdi (centro-direita), com 5,75%.
O IESE esclareceu que os candidatos e seus partidos têm agora um prazo de 72 horas para apresentar impugnações, e caso que não haja nenhuma, os resultados serão proclamados.
O segundo turno está previsto para 28 de dezembro, mas várias vozes (entre elas a da patronal tunisiana e a do partido Nidá Tunis, do candidato Essebsi) sugeriram um antecipação para fechar o mais rápido possível o longo processo eleitoral que começou em 26 de outubro com as legislativas.
Estas vozes dizem que a lei só exige que haja 15 dias de campanha eleitoral antes do dia da votação, por isso que se nesta semana forem proclamados os resultados, este segundo turno poderia ser realizado em meados de dezembro. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.