LAN fecha acordo com sindicato de tripulantes e evita paralisação de voos

  • Por Agencia EFE
  • 08/04/2014 22h24

Santiago do Chile, 8 abr (EFE).- A companhia aérea chilena LAN e os tripulantes de cabine que tinham convocado uma greve a partir da meia-noite desta quarta-feira, em reivindicação por melhores salários, alcançaram na noite desta terça-feira um acordo e evitaram a paralisação dos voos.

Segundo um comunicado divulgado pela companhia, “ambas partes, sob os bons ofícios da Direção do Trabalho, se deram um prazo de 24 horas para redigir o contrato final, que regerá pelos próximos quatro anos”.

Desta forma, foi cancelada a greve que estava programada, mas alguns dos voos nacionais que tinham sido cancelados manterão esta condição até o próximo domingo.

A LAN fez um pedido para que os passageiros afetados se informem do estado de seu voo através de seu site.

A greve tinha sido votada e aprovada depois que a empresa, com o argumento que não era possível chegar a um acordo, interrompeu unilateralmente um processo coletivo de negociação.

Segundo o sindicato, os trabalhadores – 840 tripulantes de cabine – buscam nesta negociação um aumento de remunerações e melhores condições trabalhistas relativas às horas de trabalho.

Nesse contexto, as exigências vão desde “garantir o direito a poder alimentar-se durante sua jornada de trabalho que pode durar mais de 12 horas, assegurar um intervalo equivalente na média que têm os trabalhadores no Chile, proteções às formas de voar e ajustes salariais que não foram dados em mais de uma década”, de acordo com o sindicato. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.