Lançamento de imóveis cai 72% em relação a 2014

  • Por Jovem Pan
  • 12/05/2015 09h37
Região Metropolitana Imóveis 280812

Lançamentos de imóveis residenciais caem pela metade no primeiro trimestre de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado. O mercado de São Paulo recebeu 2.191 unidades, queda de 72% em relação a março de 2014. As vendas de imóveis novos cresceram 73% na comparação com fevereiro, mas o presidente do Secovi de São Paulo minimiza o resultado.

Claudio Bernardes afirma que a política brasileira atualmente funciona como um desestímulo às dívidas de longo prazo. “Se a crise política não foi debelada rapidamente para que a gente possa equacionar de alguma maneira essa crise econômica e o país não começar a crescer, a economia não retorna e a economia também não gira, é um resultado esperado”, analisa.

A desaceleração ocorre pelo aumento dos juros, limitações nos financiamentos, em um cenário de recessão e crise de confiança no emprego.

Em entrevista a Marcelo Mattos, o presidente do Creci de São Paulo, Augusto Viana Neto, ressalta queda de 5% nas vendas de imóveis usados. “Temos desde o início do ano registrado quedas. O negócio não está se mantendo como no ano anterior”, compara.

Segundo o Secovi, a queda nos lançamentos era esperada porque as incorporadoras irão se concentrar nos projetos com estoques no mercado. A entidade defende a manutenção do crédito imobiliário, caso contrário, o setor poderá estancar diante das incertezas econômicas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.