Lavrov, Fabius, Steinmeier e Klimklin se reúnem por acordos de Minsk

  • Por Agencia EFE
  • 12/09/2015 15h40

Berlim, 12 set (EFE).- Os ministros das Relações Exteriores da Rússia, Ucrânia, Alemanha e França iniciaram neste sábado uma nova reunião em Berlim para avançar na aplicação dos acordos de Minsk e buscar uma solução para a crise no leste de Ucrânia.

A reunião acontece em Villa Borsig, a residência de convidados do Ministério das Relações Exteriores alemão aos arredores da capital e que já foi palco de quatro encontros similares.

O ambiente é no entanto diferente, já que é a primeira vez que tanto as autoridades de Kiev como os rebeldes pró-Rússia confirmaram que está sendo respeitado o cessar-fogo nas regiões separatistas, um dos principais acordos alcançados em Minsk em fevereiro e violado de forma reiterada.

Os ministros Sergei Lavrov (Rússia), Pavlo Klimkin (Ucrânia), Frank-Walter Steinmeier (Alemanha) e Laurent Fabius (França) têm como principal objetivo preparar a cúpula que será realizada em 2 de outubro em Paris com os líderes dos quatro países: o russo Vladimir Putin, o ucraniano Petro Poroshenko, o francês François Hollande e a alemã Angela Merkel.

Segundo indicou o Ministério alemão das Relações Exteriores, os ministros tentarão avançar no cumprimento do resto de acordos do roteiro traçado em Minsk, desde a retirada do armamento pesado da zona em conflito, até a reforma da Constituição ucraniana e a realização de eleições.

É previsível que a guerra na Síria seja também abordada nesta reunião.

Em uma entrevista ao grupo de meios de comunicação “Funke”, Steinmeier advertiu hoje a Moscou dos riscos de atuar sozinho e mostrou sua confiança de que não dará passos que favoreçam a continuação da guerra civil na Síria.

Steinmeier advogou pela cooperação internacional, depois que ontem Lavrov pediu à coalizão internacional que luta contra o jihadista Estado Islâmico e colabore com o Exército sírio para ser mais eficaz.

O alemão deixou hoje claro que “não haverá nenhuma solução ao conflito” sírio sem os Estados Unidos, mas também sem a Rússia.

Antes de começar a reunião dos quatro ministros, Lavrov manteve encontros bilaterais como Steinmeier e Fabius. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.