Lavrov nega interesse da Rússia em colocar bases militares na América Latina

  • Por Agencia EFE
  • 17/05/2014 08h35

Moscou, 17 mai (EFE).- A Rússia não tem interesse em estabelecer bases militares permanentes em países da América Latina, mas quer contar com pontos de apoios técnico e logístico no continente sul-americano, assegurou o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, em um programa de televisão transmitido neste sábado.

“Não haverá bases (na América do Sul), não as necessitamos”, ressaltou o chefe da diplomacia russa, que descartou assim as informações publicadas em alguns meios de comunicação ocidentais e latino-americanos sobre o suposto interesse de Moscou em ter presença militar permanente no continente.

No entanto, Lavrov reconheceu que a Rússia quer que sua frota “tenha a possibilidade de navegar por todo o oceano mundial, algo que requer a existência de pontos de abastecimento técnico e material, onde se possa reabastecer, descansar e realizar pequenas consertos”.

O titular das Relações Exteriores russo não esclareceu em que países poderiam aparecer estes pontos de apoio à Armada russa.

“Veremos as ofertas, e esses pontos aparecerão ali onde nossos militares entendam que é ótimo pactuar sua existência com os Estados”, concluiu Lavrov.

No final do mês de março, o embaixador da Rússia em Manágua, Nicolay Vladimir, disse que seu país procura pontos de fornecimento na Nicarágua e outros países para seus navios.

Desde que o sandinista Daniel Ortega voltou à presidência em 2007, Nicarágua e Rússia fortaleceram suas relações em todos os campos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.