Lavrov receberá ministro das Relações Exteriores iraniano em Moscou
Moscou, 15 ago (EFE).- O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, receberá na próxima segunda-feira em Moscou seu colega iraniano, Javad Zarif, para tratar sobre diversos assuntos da agenda bilateral, que inclui ambiciosos projetos no âmbito da energia, inclusive a nuclear.
“Um dos objetivos prioritários (das relações bilaterais entre Moscou e Teerã) é aumentar a cooperação econômica, em primeiro lugar para executar projetos de envergadura já pactuados no âmbito energético, incluída a energia nuclear”, diz o comunicado divulgado neste sábado pela Chancelaria russa.
Os dois países acordaram há um ano a construção de duas novas usinas nucleares no sul do Irã, depois que Moscou ajudou Teerã a construir a única central atômica, a de Busher, que já funciona com pleno rendimento.
A usina, com uma potência de mil megawatts, entrou em funcionamento em agosto de 2010, depois de mais de uma década de obras pela oposição ocidental.
O recente acordo alcançado entre Irã e a comunidade internacional sobre a política nuclear de Teerã, com o conseguinte levantamento paulatino de sanções internacionais contra a República Islâmica, facilita a cooperação nuclear entre os dois países.
Lavrov e Zarif “prestarão especial atenção ao desenvolvimento das relações bilaterais, levando em conta o plano de ação para resolver a situação em torno do programa nuclear iraniano, pactuado em 14 de julho em Viena”, ressaltou a Chancelaria russa. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.