Legislativo chinês ratifica acordo para criação do banco dos Brics

  • Por Agencia EFE
  • 01/07/2015 03h44

Pequim, 1 jul (EFE).- A Assembleia Nacional Popular da China (ANP) aprovou nesta quarta-feira a ratificação do acordo para a criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como o banco dos Brics, o grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Com a ratificação chinesa, aprovada pelo Comitê Permanente da ANP, só falta a da África do Sul, e ambas serão apresentadas na cúpula de líderes do fórum dos Brics que será realizada nos dias 8 e 9 de julho na cidade russa de Ufa.

Assim, o banco, que terá sua sede em Xangai, a capital financeira da China, poderá começar a operar formalmente após a cúpula de Ufa, mas a entidade não deverá aprovar suas primeiras operações até o início de 2016.

O NBD terá um capital inicial de US$ 50 bilhões, além de um fundo de contingência de US$ 100 bilhões que poderá ser utilizado pelos membros em caso de turbulências financeiras.

A criação da nova entidade foi estipulada pela cúpula de líderes dos cinco países do fórum realizada no dia 15 de julho do ano passado em Fortaleza. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.