Lei que proíbe fumo em espaços públicos de Pequim entra em vigor em 2015

  • Por Agencia EFE
  • 28/11/2014 09h31

Pequim, 28 nov (EFE). – O governo de Pequim aprovou uma medida que proibirá as pessoas de fumarem em qualquer espaço público fechado (como locais de trabalho ou meios de transporte) a partir de 1 de julho de 2015, uma decisão inédita país.

A nova regra, votada nesta sexta-feira pelo comitê permanente da Assembleia Popular Municipal de Pequim, inclui também a proibição de fumar em áreas ao ar livre de creches, escolas, museus, centros esportivos e hospitais.

A lei municipal proíbe, além disso, a publicidade de cigarro nas ruas e em transportes públicos, assim como nos meios de comunicação da capital. As marcas também não poderão mais patrocinar eventos na cidade, conforme detalhou a agência oficial “Xinhua”.

De acordo com a medida, as escolas deverão educar os alunos sobre os perigos do tabagismo, e terão que ajudar os estudantes que já fumem a deixar o vício.

A delegação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Pequim parabenizou às autoridades da capital pela decisão, que “abre a via a uma ação firme sobre o tabaco em nível nacional”, segundo declarou em comunicado.

Para o representante da OMS na China, Bernhard Schwartlander, a nova lei constitui um “passo firme e decidido para melhorar a saúde da população”.

“Pequim estabeleceu o padrão para a adoção de um conjunto de medidas de controle do tabaco em nível nacional”, acrescentou Schwartlander, para quem a decisão de hoje “salvará vidas”.

O passo pode ser ainda mais abrangente. Esta semana o governo chinês informou que estuda a possibilidade de proibir a publicidade, promoção e patrocínio de artigos da indústria tabagista, dos quais a China é o maior produtor e consumidor mundial.

Segundo os números da OMS, a China tem mais de 300 milhões de fumantes, o que representa 28,1% da sua população adulta e mais da metade dos homens com mais de 18 anos.

Mais de um milhão de pessoas morrem a cada ano no país devido a doenças relacionadas ao consumo do tabaco. Além disso, mais de 700 milhões de chineses são fumantes passivos, dos quais 100 mil morrem anualmente dessa causa. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.