Levy diz que Cide pode contribuir em eventual substituição de gasolina por álcool

  • Por Jovem Pan
  • 22/09/2015 09h07
Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas Governo eleva mistura de etanol na gasolina para 27%

O ministro da Fazenda Joaquim Levy disse que a Cide pode contribuir para a economia verde em uma eventual substituição da gasolina pelo álcool. A declaração foi feita nesta segunda-feira (21), em São Paulo, durante um evento sobre a participação do sistema financeiro no combate às mudanças climáticas.

O ministro não detalhou qual seria o valor, mas afirmou que o tributo sobre combustíveis é um sinal do Governo em apoio a mecanismos sustentáveis. “No começo do ano, nós demos um pequeno sinal de preço com a retomada da Cide, que agora ganha grande proeminência, tem que ser feita com cuidado, mas é um indicador importante para a economia verde, especialmente quando se é aplicada à gasolina em que, evidentemente, há a possibilidade de substituição pelo álcool”, disse.

Questionado sobre a reforma do PIS e Cofins, Joaquim Levy reforçou que o Governo pretende mandar a proposta ao Congresso na forma de um projeto de lei. Voltou a destacar que o objetivo é simplificar a vida das empresas, aumentar a segurança jurídica e dar mais transparência à contribuição, na tentativa de estimular a produtividade da economia.

O ministro disse ainda que o País fez a maior contribuição para a redução das emissões de carbono e gases de efeito estufa.

Sobre o encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros, ele reafirmou que apresentou de maneira informal alguns itens da Agenda Brasil. Entre eles, o tema de facilitação de grandes projetos de infraestrutura.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.