Lew conversa com vice-primeiro-ministro chinês sobre desvalorização do iuane

  • Por Agencia EFE
  • 21/08/2015 17h58

(Corrige título)

Washington, 21 ago (EFE).- O secretário do Tesouro de EUA, Jacob Lew, conversou nesta sexta-feira com o vice-primeiro-ministro chinês, Wang Yang, sobre a recente desvalorização do iuane e “a modificação no regime cambial”, e garantiu que os Estados Unidos seguirão de perto “como é implementado”.

Lew ressaltou que os “EUA viram progressos na China rumo a uma reforma financeira (…), incluídas ações para avançar na busca de uma taxa de câmbio mais flexível e determinada pelo mercado”, “limitar a intervenção” e “aumentar a transparência” de seu regime cambial, segundo informou o Departamento do Tesouro em comunicado.

No entanto, o secretário ressaltou que é “fundamental” que a China continue com “as reformas necessárias para consolidar uma economia impulsionada principalmente pelo consumo das famílias ao invés das exportações, algo que interessa tanto a China como os EUA.”.

Por último, o secretário indicou que a iminente visita do presidente da China, Xi Jinping, a Washington em setembro será “uma grande oportunidade para progredir nestes temas vitais para nossa relação econômica”.

A súbita e inesperada desvalorização do iuane por parte da China no início de mês provocou inquietação nas bolsas de valores e dúvidas sobre a situação da economia chinesa.

Os EUA estão há anos pedindo à China uma maior flexibilização de seu regime cambial, já que considera que sua moeda está voltada para favorecer os interesses chineses.

A China assegurou que a desvalorização do iuane vai na linha desta liberalização cambial, embora os críticos assegurem que é uma justificativa para impulsionar sua economia em um momento de arrefecimento. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.