Líbano planeja construir campos para refugiados sírios

  • Por Agencia EFE
  • 11/09/2014 06h22

Beirute, 11 set (EFE).- O ministro de Assuntos Sociais do Líbano, Rachid Derbas, afirmou que seu governo pretende construir nas próximas semanas campos para os refugiados sírios, uma mudança radical na política libanesa, que até agora se recusava a isso.

“A construção desses campos é mais do que uma necessidade devido à expansão dos deslocados por todo o Líbano, o que é inaceitável”, disse Derbas, em declarações divulgadas pela imprensa libanesa.

Os acampamentos serão levantados perto da fronteira com a Síria, embora a ideia seja fazer primeiro um teste com um número limitado de refugiados para comprovar o resultado da iniciativa, acrescentou o ministro.

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur) estima que há mais de 1, 2 milhão de sírios no Líbano, o que representa mais de um quarto da população local.

O governo libanês até agora tinha se recusado a construir acampamentos pelo temor de que acontecesse o mesmo que com o quase meio milhão de refugiados palestinos, instalados no país desde 1948 após a criação do Estado de Israel.

Os refugiados sírios construíram campos informais no país, mas sua situação é muito precária e são alvo de expulsões e ataques.

O estabelecimento de campos para os sírios divide a classe política libanesa. Seus partidários alegam que com eles será possível organizar melhor a ajuda humanitária e conter os problemas de segurança.

Outros países vizinhos que recebem um grande número de deslocados sírios, como a Turquia e Jordânia, já construíram campos na fronteira.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.