Libéria confirma terceiro caso de Ebola, em novo surto
Homem checando temperatura de crianças em escola na Monróvia
Homem checando temperatura de crianças em escola na MonróviaA Libéria confirmou nesta quinta-feira (02) um terceiro novo caso do vírus letal Ebola, reforçando o ressurgimento da doença nos últimos dias quase dois meses após o país do oeste africano ter sido declarado livre de casos de Ebola.
A descoberta de novos doentes põe por terra o caso mais bem-sucedido de combate ao surto de Ebola no oeste da África, que começou no ano passado e foi o mais letal de que se tem registro.
Dos 11.200 mortos devido ao Ebola naquele surto, 4.800 eram da Líbéria, que foi declarada livre da doença em 9 de maio, mesmo quando o vírus ainda produzia novas vítimas na Serra Leoa e Guiné, países vizinhos.
O primeiro novo caso liberiano, Abraham Memaigar, de 17 anos, morreu no domingo em uma área rural do Condado de Margibi, a cerca de 50 quilômetros da capital, Monróvia.
“Nós temos desde ontem três casos confirmados. Um deles era o garoto de 17 anos, que morreu. Os dois outros, que estão vivos, têm 24 e 27 anos de idade. Eles são estáveis”, disse o vice-ministro da Saúde, Tolbert Nyenswah, nesta quinta-feira.
Não consta que nenhuma das novas vítimas tenha viajado para a Guiné ou Serra Leoa, o que leva à especulação entre a comunidade médica de que poderia haver bolsões ocultos da doença ou novos meios de transmissão.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.