Líbia inicia preparativos para formação de governo de união nacional
Trípoli, 23 ago (EFE).- Os grupos em conflito na Líbia iniciam neste domingo o processo para selecionar e votar nos candidatos à presidência e duas vice-presidências do chamado governo de união nacional, com o objetivo de superar a crise que afeta o país.
“As duas câmaras legislativas vão escolher por acordo os nomes para a formação de um governo de coalizão”, disse neste domingo, em entrevista à Agência Efe, Khaled al Haste, o deputado do parlamento de Tobruk, reconhecido pela comunidade internacional.
O parlamentar disse que há uma lista com vários candidatos em Tobruk, mas esclareceu que qualquer líbio, independente do grupo político ao qual pertence, pode concorrer no pleito.
A mesma posição foi defendida por Ashraf al Shah, deputado do parlamento de Trípoli (Conselho Nacional Geral, CNG).
O país norte-africano vive uma situação caótica desde a queda do ditador Muammar Kadafi, em outubro de 2011. Desde então, a Líbia está dividida, com um governo rebelde em Trípoli e outro internacionalmente reconhecido em Tobruk.
Ambos lutam pelo controle dos recursos naturais apoiados por membros do antigo regime, islamitas, líderes tribais e senhores da guerra, provocando conflitos que já provocaram muitas mortes.
O enviado especial da ONU para a Líbia, Bernardino Léon, tem se mostrado otimismo no êxito de um pacto nacional, confirmando que o acordo político para resolver a crise “se dirige a fase final”.
“Estamos agora na fase final desse acordo, o último e mais difícil”, disse León, citado pela agência estatal “Wal”.
O diplomata espanhol apresentou no último dia 11 um ajustado calendário para a decisiva etapa das negociações de paz, com o objetivo de formar um governo de união nacional em três semanas. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.