Líbia prende 3 suspeitos de naufrágio que matou mais de 100 imigrantes

  • Por Agencia EFE
  • 29/08/2015 12h38

Trípoli, 29 ago (EFE).- A autoridades da cidade de Zauara, no litoral da Líbia, prenderam três homens suspeitos de terem responsabilidade na morte de mais de cem pessoas que viajavam rumo à Europa em duas embarcações que naufragaram no Mar Mediterrâneo.

Em comunicado, os responsáveis de Segurança na cidade, reduto das máfias que traficam imigrantes, explicaram que os presos, com idades entre 21 e 29 anos, são moradores da região.

“Após a tragédia, detetives localizaram esses três homens, de nacionalidade líbia, e conseguiram prendê-los. Eles estão sob custódia e prestando depoimento às forças especiais”, diz a nota.

A Guarda Costeira da Líbia já conseguiu retirar 117 corpos do mar, além de resgatar 198 das 450 pessoas que estavam viajando amontoadas nas duas embarcações que afundaram.

Depois da tragédia, dezenas de cidadãos de Zauara foram às ruas para manifestar contra as máfias de tráfico de imigrantes. Eles exibiam, além disso, fotos de alguns dos refugiados que partiram rumo à Europa pelo porto da cidade, a maior parte deles procedentes de países da África Subsaariana.

A Líbia é vítima do caos e da guerra civil desde 2011, quando forças rebeldes apoiadas militarmente pela comunidade internacional conseguiram derrubar o regime ditatorial de Muammar Kadafi.

Desde então, o país está dividido entre um governo rebelde em Trípoli e outro internacionalmente reconhecido em Tobruk. Ambos lutam pelo poder apoiados por membros do antigo regime, islamitas, líderes tribais e senhores da guerra.

O enfrentamento é aproveitado por grupos jihadistas para ganhar influência e território, mas também pelas máfias dedicadas à imigração irregular à Europa, que neste ano já provocaram a morte de mais de 2.500 pessoas no Mediterrâneo, segundo dados da ONU.

O ONU afirma que 310.000 pessoas conseguiram chegar às ilhas da Grécia e da Itália em 2015, número que representa um grande aumento em relação aos 219.000 registrados em todo ano passado.

A tragédia de sexta-feira é a segunda ocorrida no Mediterrâneo nas últimas 48 horas. Na quarta-feira, um barco sueco encontrou uma embarcação, que também saiu da Líbia, à deriva no mar com 51 pessoas mortas em seu interior.

Segundo dados de organismos internacionais, cerca de 5.000 imigrantes foram resgatados no mar na última semana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.