Líder da Duma russa diz que apoiará opção democrática da Crimeia
Moscou, 7 mar (EFE).- O presidente da Duma (Parlamento da Rússia), Sergei Narishkin, afirmou hoje que os deputados russos apoiarão a “opção que for feita livre e democraticamente” pela população da região autônoma ucraniana da Crimeia.
“Respeitaremos a opção histórica que a população da Crimeia fizer”, disse Narishkin, citado pela agência russa “Interfax”, em reunião com uma delegação da Crimeia liderada pelo presidente do legislativo local, Vladimir Konstantinov.
As autoridades pró-Rússia da Crimeia convocaram ontem um referendo para 16 de março no qual se perguntará se os cidadãos desejam que a região se una à Federação Russa ou permaneça como parte do Estado ucraniano.
“Apoiaremos a opção que foi feita livre e democraticamente pela população da Crimeia, e a população de Sebastopol”, afirmou Narishkin, fazendo referência a um referendo sobre a mesma questão nesta cidade da Crimeia, onde fica a principal base da frota russa do Mar Negro.
A convocação das duas consultas, ambas declaradas ilegais pelo governo ucraniano, deve-se ao fato de Sebastopol ter um status administrativo especial e não fazer parte da região autônoma.
A Crimeia tem dois milhões de habitantes, dos quais 60% são russos, 26% ucranianos e 12% tártaros, favoráveis a manter a região dentro da Ucrânia.
As novas autoridades de Kiev não reconhecem o governo da autonomia, que por sua vez considera ilegítimo o executivo central e só reconhece como o presidente da Ucrânia o deposto Viktor Yanukovich, refugiado na Rússia. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.