Líder da oposição política síria visitará Rússia após convite de Moscou

  • Por Agencia EFE
  • 05/08/2015 15h16
  • BlueSky

Beirute, 5 ago (EFE).- O presidente da Coalizão Nacional Síria (CNFROS), Jaled Joya, visitará “em breve” a Rússia após um convite das autoridades de Moscou, na primeira viagem de um líder desta aliança desde fevereiro de 2014, segundo um responsável desta organização opositora.

O vice-presidente da CNFROS, Hisham Marwa, disse nesta quarta-feira à Agência Efe por telefone que ainda não fixou uma data para essa visita, mas ressaltou que será em breve.

“Aceitamos, em vista dos últimos eventos políticos e militares e porque apostamos por uma solução política ao conflito”, explicou Marwa, que desvinculou esta decisão do recente anúncio da ONU que ia relançar o processo negociador na Síria.

O dirigente opositor apontou que a mensagem que Joya levará às autoridades russas é que qualquer saída política deve ter como base o Comunicado de Genebra.

Dito documento foi estipulado pelas potências em 2012 e advoga pela criação de um governo interino na Síria integrado por membros do regime e da oposição que não tenham cometido delitos de sangue.

A Rússia é um dos principais aliados internacionais do regime de Bashar al-Assad.

Durante este ano, Moscou auspiciou duas rodadas de diálogo em janeiro e abril entre as autoridades sírias e grupos da oposição tolerada pelo regime, às quais a CNFROS se recusou a comparecer ao considerar que não ofereciam garantias que efetivamente abrissem passagem a uma transição política.

O último presidente da CNFROS que visitou a Rússia foi Ahmed Yarba em fevereiro de 2014, quando se reuniu com o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.