Líder de partido pró-colonizador se vê em coalizão com Netanyahu

  • Por Agencia EFE
  • 17/03/2015 20h11
  • BlueSky

Jerusalém, 17 mar (EFE).- O dirigente do partido nacionalista e pró-colonizador Lar Judaico, Naftali Bennett, integrará um governo liderado por Benjamin Netanyahu, e, apesar do duro golpe eleitoral que seu partido sofreu, garantiu estar “orgulhoso”.

“O povo não tem medo do longo caminho pela frente e nós também não. Vamos percorrer grandes distâncias. Não temos medo, nem abaixamos a cabeça. Nossa influência crescerá. Amamos o povo de Israel, à terra de Israel, à Torá e os soldados do exército israelense”, foram as palavras de Bennett diante dos eleitores, ao reconhecer indiretamente ter passado de 12 deputados na legislatura anterior, a oito, conforme pesquisas a boca de urna.

Diante da derrota de pelo menos quatro pontos e de passar de importante força nos anteriores pleito de 2013 a ser o sexto partido, de acordo com as pesquisas, Bennett tentou mostrar integridade.

“Me perguntaram se estou decepcionado com nosso eleitorado. Ao contrário, estou orgulhoso do sionismo religioso e de nossos militantes porque se trata de uma população ideológica autêntica, que apoia os assentamentos judaicos, que apoia as missões sociais e uma missão política elevada”, disse ele.

Ayelet Shaked, deputada da mesma formação, reconheceu ao “Channel 2” da TV local a fuga de votos para o Likud.

“O fato de que nos tenhamos reduzido a quase metade se deve a que nosso eleitorado foi salvar o governo de Netanyahu. Nos demos conta de que para construir um governo de direita muitos de nossos seguidores fizeram caso às chamadas de Netanyahu. É uma decepção pessoal, mas estou muito feliz que finalmente haja um governo de direitas”, afirmou.

Ao longo do dia, Netanyahu assegurou que a primeira convocação que faria para formar governo seria ao líder do partido Lar Judaico. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.