Líder dos conservadores gregos recebe mandato para formar governo
Atenas, 21 ago (EFE).- O presidente do partido conservador grego Nova Democracia, Vangelis Meimarakis, recebeu nesta sexta-feira o mandato para formar governo do presidente da República, Prokopis Pavlopoulos, depois que o primeiro-ministro, Alexis Tsipras, anunciou ontem sua renúncia.
Meimarakis recebeu um e-mail após a meia-noite de quinta-feira no qual Pavlopoulos lhe encarregava a formação de um Executivo, já que Tsipras abriu mão de sua vez como líder do Syriza, a principal força parlamentar.
O político conservador respondeu à mensagem assegurando que faria uso deste mandato exploratório (um máximo de três dias) para tentar criar um governo e disse que iria hoje ao palácio presidencial para se reunir com o presidente da República e receber a incumbência pessoalmente.
A expectativa é que, em seguida, Meimarakis inicie os contatos com os líderes políticos das demais legendas, e assegurou que pode ser que se reúna inclusive com o presidente do partido neonazista Aurora Dourada, Nikolaos Mijaloliakos, se sua formação aprovar.
Após a renúncia do primeiro-ministro, Meimarakis ofereceu uma entrevista coletiva na qual antecipou que aceitaria o mandato presidencial e ressaltou a necessidade que se esgotem “as possibilidades de formação de um governo por este parlamento”, e que se “explorem as possibilidades para a formação de governo após as eleições”.
Se Meimarakis não conseguir criar um Executivo, o mandato exploratório passará às mãos justamente do representante do Aurora Dourada.
Caso este também fracasse em sua tentativa, haverá uma reunião de líderes políticos para formar um governo de amplo consenso e, se isto não for possível, se formará um de caráter transitório que terá como única incumbência a organização das eleições antecipadas em um prazo máximo de 30 dias.
O primeiro-ministro deste Executivo deve ser um dos presidentes dos três tribunais supremos da Grécia.
Tsipras anunciou ontem sua renúncia e propôs a realização de eleições antecipadas em mensagem à nação transmitida pela televisão pública grega. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.