Líder golpista assegura que devolverá o poder e pedirá desculpas à nação

  • Por Agencia EFE
  • 21/09/2015 19h01

Ouagadogou, 21 set (EFE).- O general Gilbert Diendéré, líder dos golpistas em Burkina Fasso, reafirmou nesta segunda-feira sua intenção de devolver o poder ao governo de transição através de um acordo mediado pela Comunidade Econômica de Estados da África Ocidental (Cedeao), ao mesmo tempo em que garantiu que pedirá desculpas à nação.

A declaração, feita através de um comunicado, foi divulgada pouco depois que o exército ordenou a transferência de todas suas tropas à capital do país para desarmar a guarda nacional e pôr fim ao golpe de Estado “sem derramamento de sangue”.

Como prova de boa vontade, Dienderé anunciou a libertação do primeiro-ministro, Isaac Zida, retido desde quarta-feira passada, embora sem especificar quando acontecerá.

O Conselho Nacional para a Democracia, a autoproclamada autoridade militar liderada por Diendéré, se comprometeu, por sua parte, a trabalhar “pela coesão do exército”.

O líder golpista se referiu também ao fato de que nas negociações do domingo com a Cedeao houve um princípio de acordo no qual se deve seguir trabalhando para evitar “uma guerra civil”.

Nesse acordo se incluía atrasar as eleições legislativas e presidenciais de 11 de outubro a 22 de novembro, e eliminar o veto à candidatura de simpatizantes do derrubado presidente Blaise Campaoré, a quem seguem os golpistas.

A guarda nacional, liderada por Diendéré, deteve na quarta-feira passada o presidente, Michel Kafando, e o primeiro-ministro, Isaac Zida.

Kafando foi libertado dois dias depois, mas Zida permanece “sob detenção”.

O golpe de Estado, o sexto da história de Burkina desde sua independência da França em 1960, truncou a transição democrática neste país africano. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.