Líder japonês pró-norte-coreano viaja para se reunir com Kim Jong-un
Tóquio, 7 set (EFE).- O presidente da principal organização pró-norte-coreana do Japão viajou para Pyongyang para se reunir pela primeira vez com o líder norte-coreano Kim Jong-un, segundo informou neste domingo a imprensa japonesa.
Ho Jong Man, líder da Associação Geral de Residentes Coreanos no Japão (Chongryon), e outros representantes desta organização aterrissaram no sábado no aeroporto de Pyongyang, onde foram recebidos por altos cargos do regime norte-coreano, segundo a agência “Kyodo”.
Sua visita, a primeira nos últimos oito anos, tem como objetivo estreitar vínculos entre Pyongyang e a comunidade norte-coreana residente no Japão, e acontece no marco de uma melhora das relações entre ambos os países.
Ho assistirá na próxima terça-feira à comemoração do 66º aniversário da fundação da Coreia do Norte e a uma sessão da Assembleia Popular norte-coreana no dia 25, entre outros atos oficiais.
Além disso, deve se reunir com Kim Yong-um e “receber instruções” do líder norte-coreano pela primeira vez desde que este assumiu o poder após a morte de seu pai, Kim Yong-il, em dezembro de 2011, segundo disse à “Kyodo” um porta-voz de Chongryon.
Sua visita foi possível graças ao relaxamento das restrições de viagem que o Japão impunha aos membros desta organização que entravam na Coreia do Norte, a quem era impedido o retorno a terras japonesas até julho passado. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.