Líder rebelde da Ucrânia anuncia cessar fogo unilateral

  • Por Estadão Conteúdo
  • 13/09/2016 10h25
Rebel leader Alexander Zakharchenko stands during a swearing in ceremony in Donetsk on Tuesday, Nov. 4, 2014. The leader of rebels in eastern Ukraine was officially sworn in Tuesday after an election that was roundly condemned by the West as illegal and destabilizing. (AP Photo/Mstyslav Chernov) EFE Alexander Zakharchenko

O líder separatista Alexander Zakharchenko, que comanda a guerrilha no leste da Ucrânia, anunciou, nesta terça-feira, 13, um cessar fogo unilateral a ser iniciado amanhã, um passo que pode resultar na resolução do conflito que se arrasta por mais de dois anos.

O conflito entre separatistas apoiados pela Rússia e as tropas do governo ucraniano já deixou mais de 9,5 mil mortos desde abril de 2014. Ambos os lados assinaram um acordo de paz no ano passado em Minsk, Bielorrússia, mas este nunca foi respeitado. 

No anúncio de hoje, transmitido pela televisão russa, Zakharchenko culpou o governo em Kiev pela “falta de vontade em resolver o problema de forma pacífica”. Ele afirmou também estar “completamente comprometido com o acordo de Minsk” e disse que o vê como “a única solução”.

É a primeira vez que os separatistas, que são amplamente vistos como comandados por Moscou, chegam com a ideia de um cessar fogo unilateral.

O anúncio acontece poucas horas após o presidente ucraniano, Petro Poroshenko, afirmar esperar que o Parlamento vote rapidamente uma emenda constitucional garantindo autonomia à região.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.