Líder rebelde morre durante confronto com forças do regime sírio

  • Por Agencia EFE
  • 25/03/2015 16h54
  • BlueSky

Beirute, 25 mar (EFE).- O líder rebelde Abu Jamil Qutb, subchefe militar do Movimento Islâmico dos Livres de Sham, morreu nesta quarta-feira durante combate contra forças do regime sírio, na província de Idlib, no norte do país.

A Frente Islâmica, principal aliança armada islamita da Síria, grupo que também compreende os Livres de Sham, anunciou pelo Twitter a morte de Qutb, publicando o que seriam as “últimas palavras” do líder rebelde.

Simpatizantes dos Livres de Sham divulgaram na mesma rede social, diversas fotos do corpo do subchefe militar.

A emissora oficial de televisão da Síria confirmou a morte de Qutb, detalhando que esta aconteceu durante operações do Exército em Idlib. Além disso, segundo o mesmo veículo, dezenas de “terroristas” foram mortos.

Na região, os Livres de Sham, junto com a Frente al Nusra – filial síria da Al Qaeda -, o grupo radical Jund al-Aqsa e outras organizações opositoras, fazem ofensiva para tentar tomar o território. Hoje, segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos intensos confrontos estão acontecendo.

Os Livres de Sham são uma das principais organizações rebeldes, de ideologia salafista, dentro da Síria. Em setembro, o líder do grupo, Hassan Aboud foi morto, em um atentado em Ram Hamedan, em Idlib.

No domingo passado, antes do início da ofensiva, os radicais anunciaram fusão com a brigada insurgente Falcões de Sham, para unificar esforços na luta contra o regime de Bashar al Assad, segundo explicaram ambas organizações. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.