Líder separatista de Donetsk é atingido no pé por disparo
Donetsk (Ucrânia), 18 fev (EFE).- O líder da autoproclamada República Popular de Donetsk, Alexander Zakharchenko, sofreu ferimento de bala em um dos pés, mas sua vida não corre perigo, informaram nesta quarta-feira fontes médicas da cidade de Donetsk, o maior bastião dos separatistas pró-Rússia no leste da Ucrânia.
Zakharchenko, que foi transferido hoje para Donetsk, ficou ferido quando se encontrava em Debaltsevo, onde foram travados intensos combates, apesar da entrada em vigor do cessar-fogo no último domingo.
“(Zakharchenko) Apresenta um ferimento de bala no pé direito, com orifício de entrada e saída, mas que não comprometeu os ossos”, disse uma fonte médica citada pela agência “Interfax”.
Em declarações à televisão russa na noite de ontem, Zakharchenko minimizou a importância do ferimento, do qual foi tratado na cidade de Lugansk, a segunda maior fortaleza dos separatistas.
“Estamos bem, não morreu ninguém da minha unidade. O único que ficou ferido fui eu. Não é nada sério”, disse o líder separatista.
O governo da Ucrânia acusou ontem a Rússia e os pró-Rússia de descumprirem os acordos de paz, incluído o cessar-fogo, ao lançar uma ofensiva contra Debaltsevo, um enclave estratégico onde os milicianos garantem que cercaram milhares de efetivos ucranianos.
Para justificar sua ofensiva, os insurgentes argumentam que Debaltsevo é parte de seu território e que a declaração de cessar-fogo não se estende para essa área. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.