Líder xiita afirma que cidade de Tikrit será libertada em 72 horas

  • Por Agencia EFE
  • 14/03/2015 11h13
  • BlueSky

Bagdá, 14 mar (EFE).- O dirigente xiita iraquiano Karim al Nouri disse neste sábado que a cidade de Tikrit, no norte do Iraque, será libertada nas próximas 72 horas da presença de jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI), que resiste ao avanço das forças leais a Bagdá desde segunda-feira.

Al Nouri, um dos dirigentes da Organização Badr e porta-voz das milícias xiitas de voluntários conhecidas como “A Multidão Popular”, explicou em entrevista em Al-Awja, no sul de Tikrit, que a moral do EI está muito baixa pois seus homens estão há vários dias presos no centro da cidade.

Em 9 de março, o exército iraquiano lançou uma ofensiva para retomar Tikrit, capital da estratégica província de Saladino, dos jihadistas do EI, em uma ação que conta com a participação de 30 mil soldados.

Segundo Washington, 20 mil destes combatentes são milicianos xiitas, enquanto o restante pertence às forças regulares e a tribos sunitas.

Ontem foi realizado uma reunião entre o primeiro-ministro iraquiano, Haidar Abadi, e o secretário-geral da Organização de Badr, Hadi al Amri, na província de Saladino, onde trataram sobre os motivos que atrasaram a conquista de Tikrit.

Al Amri afirmou que durante a reunião foi acertado o envio de reforços mais bem treinados e equipados com armas mais avançadas, assim como mais milicianos da Organização Badr e outras unidades de combatentes.

Além disso, chegou-se a um acordo para intensificar os bombardeios aéreos da coalizão internacional, liderada pelos Estados Unidos. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.