Líderes do Japão e da China devem se reunir durante Conferência Ásia-África
Tóquio, 22 abr (EFE).- O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, deve se reunir nesta quarta-feira com o presidente da China, Xi Jinping, durante a Conferência Ásia-África realizada na Indonésia, o que representa uma nova aproximação entre os dois países, disseram fontes do governo japonês.
Será o segundo encontro entre os dois líderes desde novembro do ano passado, quando ambos se reuniram em Pequim, a primeira reunião bilateral após dois anos de conflito diplomático entre a segunda e a terceira principais economias mundiais.
Tóquio e Pequim realizam os últimos preparativos para que a reunião ocorra hoje, aproveitando a presença de ambos em Jacarta, declararam as fontes à agência japonesa “Kyodo”.
Antes de viajar à Indonésia, Abe disse que está “preparado para se reunir com Xi caso a oportunidade se apresente”.
Durante seu discurso na Conferência Ásia-África, o primeiro-ministro do Japão deve fazer menção ao 70ª aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.
As diferenças de percepção sobre os atos cometidos pelo Exército Imperial do Japão durante a colonização da China, assim como as disputas territoriais mantidas entre Tóquio e Pequim em torno das ilhas Senkaku esfriaram as relações nos últimos anos.
Além da reunião com Xi, Abe manterá encontros bilaterais com o presidente da Indonésia, Joko Widodo, e do Irã, Hassan Rohani. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.