Líderes estrangeiros cumprimentam novo presidente do Uruguai
Montevidéu, 1 mar (EFE).- A presidente do Chile, Michele Bachelet, e o Rei emérito da Espanha, Juan Carlos, foram os primeiros líderes internacionais para saudar o novo governante do Uruguai, Tabaré Vázquez, após o término da cerimônia de posse.
Os presidentes Horacio Cartes (Paraguai), Rafael Correa (Equador), Raúl Castro (Cuba) e Daniel Ortega (Nicarágua) também saudaram Vázquez no palco disposto para a ocasião na Praça da Independência de Montevidéu.
Aos pés da estátua do líder da independência uruguaia José Gervasio Artigas, de quem Vázquez disse em seu primeiro discurso presidencial que será um guia de suas políticas, Bachelet trocou palavras com o novo líder uruguaio.
A presidente Dilma Rousseff não subiu no palco para saudar Vázquez porque partiu ao Brasil para celebrar os 450 anos da cidade do Rio de Janeiro.
No entanto, Dilma, que chegou no sábado ao Uruguai para inaugurar um parque eólico junto ao presidente em fim de mandato, José Mujica, manteve hoje um breve encontro com Vázquez ao término dos atos protocolares de posse no Palácio Legislativo.
A saudação continuou com o resto das delegações internacionais que enviaram representantes de um menor perfil, como o caso da Argentina, cujo vice-presidente, Amado Boudou, processado em uma causa por corrupção, recebeu a saudação da multidão que presenciava a cerimônia.
Finalizada a rodada de saudações, as comitivas estrangeiras começaram a abandonar a Praça da Independência.
Vázquez, da esquerdista Frente Ampla, foi já presidente no período 2005-010 e sucede no cargo seu correligionário José Mujica. EFE
rfg-mrm/ff
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.