Líderes europeus destacam papel de Juan Carlos na transição à democracia

  • Por Agencia EFE
  • 02/06/2014 11h56
  • BlueSky

Redação Central, 2 jun (EFE).- Vários líderes europeus destacaram nesta segunda-feira o papel do rei Juan Carlos na transição à democracia na Espanha, e expressaram seu apoio à monarquia nesta nova etapa que começa após a abdicação do monarca em favor de seu filho, o príncipe Felipe.

“Gostaria aproveitar esta oportunidade para homenagear o rei Juan Carlos, que fez tanto durante seu reinado para ajudar à bem-sucedida transição da Espanha à democracia e que foi um grande amigo do Reino Unido”, manifestou o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, em mensagem ao presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy.

O presidente da França, François Hollande, que conversou com Juan Carlos I hoje por telefone, definiu o monarca como “artesão da transição após a ditadura franquista”.

“A França garante ao governo e ao povo espanhol toda sua amizade e apoio neste importante momento da vida de seu país”, assinalou Hollande.

O governo alemão destacou o papel desempenhado pelo rei Juan Carlos na transição da Espanha à democracia, e desejou o melhor para o futuro.

“A chanceler (Angela Merkel) teve vários encontros com o rei Juan Carlos e tem um grande apreço pessoal. Além disso, nutre uma grande estima pelo papel que teve na transição à democracia e, com certeza, deseja o melhor para o futuro”, manifestou em entrevista coletiva o porta-voz do governo germânico, Steffen Seibert.

O primeiro-ministro da Bélgica, Elio Di Rupo, agradeceu ao rei Juan Carlos as estreitas relações que Bélgica e Espanha mantiveram durante seu reinado e desejou sorte aos futuros reis da Espanha.

Em nome do Executivo belga, Di Rupo destacou em comunicado as “intensas relações” que a Bélgica e Espanha mantiveram durante o reinado de Juan Carlos, e “o grande papel que desempenhou durante o restabelecimento da democracia na Espanha”.

O rei da Suécia, Carl Gustaf XVI, elogiou a figura do rei Juan Carlos na modernização da Espanha, e expressou seu apreço e seu apoio após anunciar sua abdicação.

“O rei Juan Carlos se tornou monarca e chefe de Estado em 1975. Desde então significou muito para o processo de democratização da Espanha e contribuiu de forma positiva a seu desenvolvimento”, assinalou em comunicado divulgado pela Casa Real sueca.

O rei Carl Gustaf, de 68 anos, completou, em 2013, quatro décadas no trono da Suécia.

A chefe da Casa Imperial Russa, Maria Romanova, expressou seu respeito pela decisão do monarca espanhol de abdicar do trono, assim como sua confiança em que seu filho, o príncipe Felipe, siga os passos do pai.

“A gran duquesa sente um enorme respeito pelo rei Juan Carlos, tudo o que fez por seu país, e pela sua decisão”, afirmou Aleksandr Zakatov, porta-voz da Casa, à agência russa “Interfax”. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.