Liga Árabe considera “grande conquista” presença da bandeira palestina na ONU
Cairo, 11 set (EFE).- O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil Elaraby, afirmou nesta sexta-feira que a resolução da Assembleia Geral da ONU que permite hastear a bandeira palestina em suas sedes é “uma grande conquista diplomática”.
O dirigente do organismo pan-árabe assinalou em comunicado que essa resolução “representa uma grande significação simbólica para o reconhecimento da Palestina como Estado com adesão total à ONU”.
“É um novo reconhecimento que confirma os direitos legítimos do povo palestino para estabelecer seu Estado independente, com capital em Jerusalém Oriental”, ressaltou.
Elaraby agradeceu os 119 países que apoiaram a resolução, apresentada pelos membros árabes na ONU e que recebeu, além disso, oito votos contrários e 45 abstenções.
A resolução, aprovada ontem, permite que os observadores da organização com missão permanente, atualmente Palestina e Vaticano, possam colocar sua bandeira dentro dos próximos 20 dias.
A expectativa é que Elaraby participe ao lado do presidente palestino, Mahmoud Abbas, da cerimônia de hasteamento da bandeira em Nova York no final de mês na Assembleia Geral da ONU.
O Estado palestino se transformou em observador da ONU em 29 de novembro de 2012.
Até agora as normas das Nações Unidas, criadas há sete décadas, estabeleciam que só os membros de pleno direito tinham o poder de colocar suas bandeiras na sede. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.