Liga Árabe pede que escolha de novo governo no Iêmen seja acelerada

  • Por Agencia EFE
  • 02/11/2014 14h00
  • BlueSky

Cairo, 2 nov (EFE).- A Liga Árabe pediu neste domingo que grupos vinculados ao conflito no Iêmen cumpram os termos do acordo de paz assinado em setembro para pôr fim à crise no país, acelerando a formação de um novo governo.

Em reunião urgente realizada no Cairo, os delegados permanentes árabes destacaram que o governo iemenita e suas instituições são os encarregados da proteção, unidade e estabilidade do país.

Em comunicado, a organização pan-árabe destacou que o estado deve obrigar o movimento rebelde xiita dos houthis a encerrar as atividades militares e liberar as zonas controladas.

Além disso, a Liga Árabe voltou a condenar as atividades terroristas da Al Qaeda no Iêmen. Expressou também preocupação pelos recentes enfrentamentos entre os jihadistas e partidários dos houthis, avaliadas como um perigo para o processo político e a estabilidade do país.

As forças políticas iemenistas, incluídos os houthis, delegaram ontem ao presidente do país, Abdo Rabbo Mansour Hadi, e ao primeiro-ministro, Khaled Bahah, a formação de “um novo governo nacional competente e adaptado aos padrões de integridade, eficiência e neutralidade na gestão dos assuntos do país”.

Um acordo de paz foi assinado entre as forças políticas e a presidência iemenita no último dia 21 de setembro, depois de os rebeldes houthis tomarem o controle de Sana, incluindo sedes governamentais e outras instituições.

Apesar de terem assinado o acordo, que determina a retirada de suas tropas da capital e outras cidades, o movimento xiita continuou a expansão pelo país, pondo em xeque as autoridades. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.