Liga Árabe pede que ONU freie ataques israelenses contra Gaza

  • Por Agencia EFE
  • 08/07/2014 12h55
  • BlueSky

Cairo, 8 jul (EFE).- A Liga Árabe pediu nesta terça-feira que a realização de uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU e que sejam tomadas as medidas necessárias para cessar os ataques israelenses contra a Faixa de Gaza, que nas últimas horas deixou 10 mortos.

Em entrevista à imprensa no Cairo, o secretário-geral da organização Pan-árabe, Nabil al-Arabi, disse que manteve contatos com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e com os chefes da diplomacia dos países árabes.

Arabi expressou sua preocupação com a “grave escalada militar” israelense contra Gaza e advertiu sobre as consequências humanitárias que pode ter para os palestinos.

O secretário-geral afirmou, além disso, que “a continuação da violação de direitos palestinos representa uma violação da lei e dos pactos internacionais”.

O líder também fez alusão ao assassinato em Jerusalém na semana passada de um jovem palestino, uma operação que qualificou de “brutal e cruel”.

“Este crime contradiz a moral e a religião, no meio da falta de justiça, e consagra as políticas de ocupação israelenses”, afirmou Arabi.

Pelo menos dez pessoas -quatro delas civis- morreram hoje e cerca de 40 ficaram feridas no início de uma nova operação militar contra o movimento islamita Hamas em Gaza.

Israel acusa o Hamas do assassinato de três jovens israelenses que desapareceram em 12 de junho quando estavam perto da colônia de Gush Etzion, na Cisjordânia ocupada. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.