Liga Árabe pede que ONU freie ataques israelenses contra Gaza
Cairo, 8 jul (EFE).- A Liga Árabe pediu nesta terça-feira que a realização de uma reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU e que sejam tomadas as medidas necessárias para cessar os ataques israelenses contra a Faixa de Gaza, que nas últimas horas deixou 10 mortos.
Em entrevista à imprensa no Cairo, o secretário-geral da organização Pan-árabe, Nabil al-Arabi, disse que manteve contatos com o presidente palestino, Mahmoud Abbas, e com os chefes da diplomacia dos países árabes.
Arabi expressou sua preocupação com a “grave escalada militar” israelense contra Gaza e advertiu sobre as consequências humanitárias que pode ter para os palestinos.
O secretário-geral afirmou, além disso, que “a continuação da violação de direitos palestinos representa uma violação da lei e dos pactos internacionais”.
O líder também fez alusão ao assassinato em Jerusalém na semana passada de um jovem palestino, uma operação que qualificou de “brutal e cruel”.
“Este crime contradiz a moral e a religião, no meio da falta de justiça, e consagra as políticas de ocupação israelenses”, afirmou Arabi.
Pelo menos dez pessoas -quatro delas civis- morreram hoje e cerca de 40 ficaram feridas no início de uma nova operação militar contra o movimento islamita Hamas em Gaza.
Israel acusa o Hamas do assassinato de três jovens israelenses que desapareceram em 12 de junho quando estavam perto da colônia de Gush Etzion, na Cisjordânia ocupada. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.