Likud lidera eleições em Israel com 57% das urnas apuradas

  • Por Agencia EFE
  • 17/03/2015 22h51

(Atualiza com novos números da apuração).

Jerusalém, 18 mar (EFE).- Os resultados parciais das eleições parlamentares desta terça-feira em Israel dão uma vantagem de oito cadeiras para o partido Likud, do atual primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, sobre a União Sionista, a coalizão de centro-esquerda, com 57% das urnas apuradas.

Os resultados parciais, que já começam a refletir uma tendência de voto no pleito, indicam que o Likud obteria 32 cadeiras, enquanto a União Sionista ficaria com 24, informou a Comissão Eleitoral.

A apuração contrasta até agora com as três pesquisas de boca de urna realizadas pelas emissoras de televisão do país, que apontam um empate técnico em 27 cadeiras, ou uma ligeira vantagem do Likud, de 28 sobre 27.

Além disso, os resultados indicam que o partido de centro, Yesh Atid, conseguiria 11 cadeiras, seguido pela Lista Árabe Conjunta, com dez deputados.

O Kulanu, de centro-direita, viria logo depois, com nove, enquanto o ultranacionalista Lar Judaico ficaria com oito, o mesmo número do ultraortodoxo sefaradita Shas.

Já os ultranacionalistas do Yisrael Beiteinu conseguiriam sete cadeiras no parlamento, e seriam seguidos pelos ultraortodoxos ashkenazis do Judaísmo Unido da Torá, com seis deputados, e pelo partido pacifista Meretz, com cinco.

Devido à grande fragmentação do Knesset, o parlamento israelense, que tem um total de 120 cadeiras, para formar o governo é necessário o apoio de pelo menos 61 deputados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.