Londres acredita que educação gratuita pode atrair muitos imigrantes
Londres, 16 ago (EFE).- O Ministério da Educação britânico acredita que o sistema público de ensino gratuito pode atrair os imigrantes para chegar ao Reino Unido, avançou neste domingo o jornal “The Sunday Telegraph”.
A ministra da Educação, Nicky Morgan, pediu a seus colaboradores um relatório para esclarecer até que ponto o “turismo educativo” contribui para aumentar o número de estrangeiros que chegam ao país.
Em 2014, 641 mil estrangeiros foram viver no Reino Unido, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas britânica (ONS), um número que o primeiro-ministro, David Cameron, se comprometeu a reduzir na campanha para as eleições gerais de maio, nas quais alcançou a maioria absoluta.
O Ministério da Educação acredita que para os imigrantes de fora da União Europeia (UE) e do leste da Europa, escolarizar seus filhos sem custo pode ser o princpal elemento para viver no Reino Unido.
Em sua tentativa em reduzir a imigração, o Executivo conservador já propôs um plano para expulsar os cidadãos comunitários que não encontrarem trabalho após seis meses no país e limitar o acesso a ajudas estatais.
Prevê, além disso, obrigar os estrangeiros que cheguem ao Reino Unido a residir quatro anos no país como condição para pedir algumas ajudas sociais. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.