Londres enviará cães adestrados para reforçar segurança em Calais

  • Por Agencia EFE
  • 31/07/2015 12h58

Londres, 31 jul (EFE).- O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, anunciou nesta sexta-feira que seu país enviará “mais cães adestrados, mais cercas e mais assistência” para reforçar a segurança no porto francês de Calais, onde dezenas de imigrantes tentar atravessar diariamente o Eurotúnel para chegar à Inglaterra.

Cameron, que presidiu nesta sexta-feira uma reunião do comitê de emergência do governo britânico para analisar a crise migratória, disse que a situação em Calais é “inaceitável” e reconheceu que devem “trabalhar mais a fundo” para solucioná-la.

“A situação é totalmente inaceitável. A prioridade deste governo é tentar resolver este assunto o mais rápido possível. Sabemos que é um tema complicado, que seguirá sendo durante todo o verão e que temos que trabalhar muito mais para solucioná-lo”, disse o primeiro-ministro do Reino Unido.

“Do outro lado da fronteira há gente que está tentando entrar neste país de forma ilegal, e aqui, no Reino Unido, temos motoristas e veranistas sofrendo as consequências”, acrescentou.

O chefe do Executivo britânico prometeu “mais cães adestrados, mais cercas de segurança e mais assistência” para ajudar as autoridades francesas em Calais.

“Temos que trabalhar lado a lado com as autoridades francesas para reduzir a pressão nesse lado da fronteira. Vamos enviar mais cachorros farejadores, mais cercas e mais assistência para tentar alcançar isso”, indicou.

O governo britânico investirá sete milhões de libras (cerca de dez milhões de euros) em medidas de proteção para caminhões com destino ao Reino Unido e a instalação de uma nova cerca de segurança.

Segundo fontes francesas, calcula-se que mais de 3,5 mil imigrantes, sobretudo da África e do Oriente Médio, tentaram entrar nas instalações do Eurotúnel nesta semana.

Nos últimos dois meses, nove imigrantes faleceram no túnel ou nos seus arredores, onde foi levantado um acampamento provisório. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.