Londres estabelece no Golfo sua primeira base militar permanente em 44 anos

  • Por Agencia EFE
  • 06/12/2014 08h12

Londres, 6 dez (EFE).- O Reino Unido estabelecerá uma base militar permanente em Bahrein para reforçar a segurança no Golfo Pérsico, anunciou neste sábado o ministro britânico de Relações Exteriores, Philip Hammond.

Esta será a primeira instalação permanente do exército britânico no Oriente Médio desde que Londres abandonou oficialmente a região em 1971.

O chefe da diplomacia do Reino Unido explicou que o projeto, avaliado em 15 milhões de libras (R$ 60,5 milhões), servirá para “estender a presença da Marina Real e reforçar a segurança” na região.

A base, que ficará no porto de Mina Salman, onde Londres já tinha quatro embarcações, acolherá a partir de agora outras como destróieres e porta-aviões.

A emissora “BBC” divulgou que ambos os países mantiveram contatos nos últimos dois anos, mas a irrupção na região do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) acelerou a assinatura de um acordo.

“Isto garantirá a presença da Marina Real em Bahrein durante muitos anos. A expansão da marca do Reino Unido na região, construída após 30 anos de experiência patrulhando o Golfo, é só um exemplo do compromisso adquirido com nossos parceiros do Golfo para combater ameaças estratégicas e regionais”, disse Hammond.

O ministro da Defesa do Reino Unido, Michael Fallon, indicou que a existência desta nova base militar facilitará o envio de “embarcações muito maiores e reforçará a estabilidade no Golfo Pérsico”.

Os analistas militares sustentam que, por sua versatilidade, estas instalações se transformarão em uma das mais importantes do Reino Unido no exterior.

Desde a base de Mina Salman a Marinha poderá apoiar as operações das Forças Aéreas (RAF) que participam junto à coalizão internacional nos ataques de posições do EI no Iraque. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.