Longas filas de eleitores são formadas na capital tunisiana pela manhã

  • Por Agencia EFE
  • 26/10/2014 11h59

Túnis, 26 out (EFE).- A votação para as eleições legislativas na Tunísia transcorre com normalidade neste domingo, com longas filas de eleitores em diversos locais da capital Túnis, segundo pôde constatar a Agência Efe.

O embaixador dos EUA, Jacob Walles, visitou um dos locais de votação como observador e provocou comentários antiamericanos entre parte dos eleitores presentes.

Cada centro de votação conta com a presença de militares e de forças especiais da polícia, armados e com coletes à prova de balas, desdobramento especialmente visível na Avenida Burguiba, a principal avenida da capital Túnis, que foi interditada a 300 metros da sede do Ministério do Interior.

Alguns dos principais políticos tunisianos compareceram aos centros de votação pela parte da manhã. Na cidade de Sidi el Kantawi, próxima à cidade turística de Susa, o presidente transitório tunisiano, Moncef Marzouki, foi repreendido por eleitores que estavam na fila por não esperar como o resto dos cidadãos, segundo a agência oficial “TAP”.

O primeiro-ministro em fim de mandato, Mehdi Yuma, votou na histórica Cartago e ressaltou a importância do pleito para a transição política tunisiana iniciada em 2011. Segundo ele, “os olhos do mundo estão voltados para a Tunísia hoje”.

Quanto aos principais candidatos, o presidente do partido islamita Al Nahda, Rachid Ganuchi, votou com a família na zona industrial de Ben Arus, enquanto o presidente do Nida Tunis votou no no bairro residencial da Sukra.

Milhares de observadores nacionais e estrangeiros e muitos jornalistas de diversos veículos de imprensa se movimentam pelas zonas eleitorais.

Espalhados por todo o país, cerca de cinco mil observadores do “El Murakibun” formaram unidades móveis por circunscrições, segundo explicou à Agência Efe Hichem Ben Lamin, destacando que por enquanto tudo ocorre com normalidade. EFE

ma-fjo/vnm

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.