Lugansk, na Ucrânia, tem 65% de participação em referendo; Donetsk, 32%
Donetsk (Ucrânia), 11 mai (EFE).- A participação no referendo pró-Rússia chegava a 65% em Lugansk e passava de 32% em Donetsk ao meio-dia local deste domingo, quatro horas após serem abertas as seções eleitorais nas duas regiões do sudeste ucraniano, segundo os líderes separatistas.
Em Donetsk, os dirigentes pró-Rússia comemoravam a frequência nas urnas: “A participação superam todas nossas expectativas. Estamos muito contentes”, afirmou Roman Liaguin, chefe da comissão eleitoral da autoproclamada “República Popular de Donetsk”, em entrevista coletiva.
Liaguin contou que ao meio-dia a participação era de 32,74%, sem contar os resultados em duas cidades próximas a Krasni Liman, onde hoje houve conflitos e com as quais a comissão eleitoral ainda não conseguiu entrar em contato.
O representante eleitoral acrescentou que a participação nas cidades de Slaviansk e Mariupol, palcos dos confrontos dos últimos dias entre o exército e os insurgentes, foi menor até o momento, em torno de 20%, números que atribuiu às ações militares.
Na vizinha região de Lugansk, no mesmo horário a participação na consulta dos pró-Rússia era de 65%, informou Aleksandr Malijin, presidente do comitê eleitoral regional.
Malijin afirmou que 80% das seções eleitorais puderam ser abertas, mas não no norte da região.
Lá, a Guarda Nacional ucraniana bloqueou os veículos nos quais se transportavam as cédulas de votação, disse em entrevista coletiva, segundo a agência russa “Interfax”.
Em Donetsk, Liaguin disse que os resultados do plebiscito, considerado ilegítimo pelas autoridades em Kiev e pela maioria da comunidade internacional, não serão anunciados hoje, e que à noite só se saberão os índices finais da participação.
As primeiras horas de votação correram tranquilamente e com participação cidadã ativa na cidade de Donetsk.
No início da manhã, em vários colégios eleitorais de Donetsk se formaram filas de eleitores, em sua maioria de idade avançada, querendo participar da consulta, declarada ilegal tanto pelas autoridades da Ucrânia, como pela maior parte da comunidade internacional.
“Você apoia a proclamação da ata da autonomia estatal da República Popular de Donetsk?”, pergunta a cédula, impressa em russo e em ucraniano.
O dia de votação começou às 8h locais (2h de Brasília) e se estenderá até as 22h (16h de Brasília) na maioria das cidades da região. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.