Luiz Alberto Figueiredo participará de diálogo sobre protestos na Venezuela
Brasília, 16 mai (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, estará no domingo (18) e na segunda-feira (19) em Caracas para participar das mesas de diálogo entre o governo e a oposição do país, apoiadas pela Unasul.
O Itamaraty confirmou hoje, em nota oficial, que Figueiredo permanecerá esses dois dias em Caracas, onde espera-se que também estejam presentes os ministros das Relações Exteriores da Colômbia, María Ángela Olguín, e do Equador, Ricardo Patiño.
Os três chanceleres foram designados para representar a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) no diálogo, no qual o organismo participa como “voto de Minerva”, assim como o Vaticano.
A viagem dos chanceleres da Unasul estava prevista para esta quinta-feira, mas foi adiada por razões não esclarecidas oficialmente.
O diálogo começou em 10 de abril, mas ficou estagnado pela falta de acordos entre o governo de Nicolás Maduro e a opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD).
Essa coalizão opositora considerou nesta semana que o diálogo está “em crise” pela ausência de respostas por parte do governo e anunciou que não participará de novas reuniões até que haja um “aceno” por parte do governo de Maduro.
Apesar de o processo de diálogo ter começado há mais de um mês com o compromisso de encontros semanais, as reuniões já foram adiadas em duas ocasiões, sem que até agora tenha obtido nenhum tipo de acordo ou consenso entre as partes.
A intermediação da Unasul se deu por causa da situação gerada na Venezuela pela intensa onda de protestos que o país vive desde 12 de fevereiro, que até o momento deixou 42 mortos e mais de 800 feridos, segundo dados oficiais. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.