Luiz Alberto Figueiredo viaja a Caracas para segunda reunião de diálogo

  • Por Agencia EFE
  • 14/04/2014 22h24
  • BlueSky

São Paulo, 14 abr (EFE).- O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, viajará a Caracas para participar amanhã, terça-feira, como “testemunha” da segunda reunião formal da mesa de diálogo entre o governo venezuelano e as forças de oposição.

Em comunicado, o Itamaraty informou que Figueiredo acompanhará o novo encontro entre o governo do presidente venezuelano Nicolás Maduro e representantes da oposição e lembrou que o ministro faz parte de uma missão especial da União de Nações Sul-Americanas (Unasul).

Na reunião extraordinária do Conselho de ministros das Relações Exteriores da Unasul, realizada no último dia 12 de março no Chile, foi criada uma comissão de chanceleres, integrada por Brasil, Equador e Colômbia, “para acompanhar, apoiar e assessorar um diálogo político amplo e construtivo na Venezuela”, citou o comunicado.

“Depois da realização de duas visitas a Caracas, a comissão conseguiu facilitar o início de um processo de diálogo sem precedentes na Venezuela”, ressaltou o Itamaraty.

O início desde a quinta-feira passada dos encontros entre a Mesa da Unidade Democrática (MUD), plataforma que agrupa grande parte dos partidos de oposição, e o governo de Nicolás Maduro, procura uma saída à situação de crise política que o país vive há mais de dois meses.

As reuniões entre o governo e a oposição contaram com a participação ainda do núncio vaticano na Venezuela, Aldo Giordano, e três chanceleres da União Sul-Americana de Nações (Unasul), entre eles Figueiredo.

A Venezuela vive há dois meses uma onda de protestos que em algumas ocasiões acabaram em incidentes de violência com um balanço de 41 mortos e mais de 650 feridos. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.